Aproveitando que o novo filme do Superman está no cinema, vale a pena conferir o primeiro seriado televisivo do herói. Esta foi a primeira série de TV que apresentava o Superman, e começou a ser filmada em 1951, na Califórnia. As duas primeiras temporadas (episódios 1 – 52, 26 títulos por temporada) foram filmadas em cores, mas transmitidas em preto e branco, a série foi originalmente feita em monocromia, pela ABC. Os telespectadores não veriam Superman em cores, então, até que a série foi distribuída para as emissoras locais, em 1965.

É muito interessante ver como eram as histórias antigas do super-homem. Histórias curtas, contadas em episódios de 20 minutos (com algumas exceções de histórias que duravam mais de um episódio), mostravam o dia a dia do planeta diário. Clark Kent mostrava as caras como super herói em alguns pequenos trechos do episódio, e tinha uma atenção maior perto do final. Seus feitos também são mais próximos das primeiras histórias apresentadas na Action Comics dos anos 30 e 40. Ele prendia pequenas quadrilhas de traficantes ou assaltantes de banco e salvava garotinhas, trabalhadores, e turistas que corriam risco de vida. Claro, também haviam alienígenas e outras criaturas com poderes, mas era uma parte menor das histórias. Em muitas ocasiões, nos esquecemos que estamos assistindo a um seriado de super-herói, tendo um clima e uma história muito semelhantes de um drama policial.

Antes da estréia da série, foi exibido nos cinemas o longa Superman and the Mole Men. Foram chamados George Reeves e Phyllis Coates para os papéis principais: Clark Kent/Super-homem e Lois Lane. George Reeves já havia atuado em filmes conhecidos, como 'E o Vento Levou', já Phyllis Coates atuava apenas em filmes B. A trama de ficção científica apresentada depois foi utilizada na série, na primeira temporada, com duração de 2 episódios. Quando a segunda temporada foi confirmada, Phyllis já estava envolvida com outros projetos, então foi substituída por Noel Neill. Em 1954, a série passou a ser exibida em cores, até seu cancelamento em 1958.

Abaixo, você pode conferir o primeiro episódio dublado.
